Na tarde desta terça-feira, 27, o Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria e também do Sindilojas, Ademir José da Costa, participou de uma reunião com o professor do laboratório de geomática, da Universidade Federal de Santa Maria, Ênio Giotto, para viabilizar uma parceria na elaboração de um sistema de mapeamento georreferenciado do comércio de Santa Maria.

Na ocasião, o Superintendente Executivo da ADESM, Diogo De Gregori, que também participou da reunião, destacou o trabalho desenvolvido pela Agência na elaboração e coordenação do Santa Maria em Dados. O sistema é um projeto da ADESM para Santa Maria e traz informações e dados sobre o Município, organizados em um único sistema, disponível para acesso de toda a população. O Gerente Executivo do Sindilojas, Rafael Pacheco, e uma bolsista do laboratório também participaram do encontro.

App criado pelo professor mapeia estradas rurais em Santa Maria

O professor Ênio Giotto foi responsável pela criação de um aplicativo que faz o mapeamento de cerca de 1,2 mil kms de estradas rurais de img_0544Santa Maria. O programa será utilizado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural para a identificação das características dessas vias, como quilometragem e largura de cada trecho, as suas coordenadas geográficas, a quantidade e os tipos de veículos que trafegam por elas todos os dias, quais são os trechos em piores condições, como está a sinalização e a situação de suas pontes, bueiros e sarjetas, etc.

Para entrar em vigor oficialmente, a parceria entre o Laboratório de Geomática e a Secretaria de Desenvolvimento Rural ainda depende da formalização de um convênio entre a UFSM e a Prefeitura de Santa Maria, o qual precisa da aprovação do Conselho Universitário. A ideia é que, no futuro, o aplicativo seja disponibilizado gratuitamente na internet, para que prefeituras de outros municípios possam fazer o mapeamento de suas estradas rurais.

Texto e foto: Marielle Flôres (Jornalista MTb 13.943 – Assessora de Comunicação/ADESM)

 

Comments are closed.