Na manhã desta terça-feira, 20, uma comitiva de Santa Maria foi recebida pelo Governador do Estado, José Ivo Sartori e o Secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, no Palácio Piratini em Porto Alegre.

De Santa Maria, junto ao Diretor Presidente da ADESM, Ademir José da Costa, e do Superintendente Executivo da Agência, Diogo De Gregori, o Vice-Reitor da UFSM, Prof. Luciano Schuch, o Coordenador do Curso de Engenharia Aeroespacial da UFSM, Prof. André Silva, o Diretor Administrativo Financeiro do Santa Maria Tecnoparque, Tiago Sanchotene, e o Vice-Presidente da CACISM, Leonardo Veiga, participaram da reunião, que também contou com a presença do Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana e o Assessor do Governador, Beto Fantinel.

Prioridades do Plano Estratégico de Desenvolvimento

Na ocasião, a comitiva santa-mariense apresentou ao Governador do Estado, algumas das prioridades destacadas no Plano Estratégico de Desenvolvimento, elaborado sob coordenação da ADESM junto a voluntários da comunidade, e que dependem de apoio do estado para execução:

  • O início de operações do Hospital Regional
  • Conclusão da duplicação da Faixa Velha de Camobi
  • Melhorias de Saneamento no Município
  • Repasse dos recursos financeiros do Estado ao Município para a saúde
  • Duplicação da RSC 287 de Santa Maria a Tabaí

Identificado como grande vetor de competitividade do município, o Polo de Defesa e Segurança, atualmente organizado em um Arranjo Produtivo Local gerido pela ADESM, também foi apresentado a Sartori. Em parceria com a UFSM, CACISM e o Santa Maria Tecnoparque, a comitiva busca apoio do Estado do Rio Grande do Sul para desenvolver o setor aeroespacial. Segundo Diogo De Gregori, o setor é bastante promissor e merece ser olhado com mais atenção:

– Em 2010, a indústria aeroespacial movimentou cerca de US$ 276,5 bilhões e cresce à média anual de 6% – justificou o executivo da ADESM.

44195f92-dc3a-4f55-89e7-f54254c525d3Dentre as demandas, destacam-se o pedido de apoio do Governo do Estado na cobrança ao governo federal pela liberação dos recursos para complementação dos cursos de engenharia aeroespacial e de telecomunicações da UFSM;  Incentivos fiscais para empresas nos setores de defesa, segurança e aeroespacial; Divulgação do APL Polo de Defesa e Segurança, em nível estadual e nacional; entre outras prioridades que visam o fortalecimento do setor e desenvolvimento do município por meio de sua vocação como geradora de conhecimento.

Para o presidente da ADESM, o encontro foi significativo e reforça a importância do trabalho articulado entre as instituições  que se unem em busca de um bem comum para a construção da Santa Maria que Queremos:

– Nesta reunião com o Governador do Estado ficou clara a importância de termos projetos de estado para o desenvolvimento, como é o caso de continuarmos trabalhando no Polo de Defesa e Segurança e ampliar os investimentos para desenvolver o setor aeroespacial.

Texto: Marielle Flôres (Jornalista MTb 13.943 – Assessora de Comunicação/ADESM)

Fotos: Divulgação – Governo do Estado

 

Comments are closed.