Começou nesta quarta-feira, 08, a terceira edição do Seminário Internacional de Defesa. Promovido pelo Arranjo Produtivo Local Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria e com realização da Agência de Desenvolvimento do município, o SEMINDE acontece até o dia 10, nas dependências do Hotel Business Beira Rio – Recanto Maestro.

Com o objetivo de integrar empresários, militares, representantes do poder público e de instituições vinculadas ao setor, acadêmicos, pesquisadores e imprensa especializada para discutir oportunidades de desenvolvimento nos Setores de Defesa e Segurança Pública, a terceira edição do evento deve reunir cerca de 300 participantes.

Além de ampliar e aprofundar as temáticas em debate, neste ano o Seminário conta com duas novas atividades. O SEMINDE Acadêmico, que propõe a integração de um espaço acadêmico para o debate profícuo sobre as oportunidades e desafios estratégicos, econômicos e tecnológicos postos à indústria de defesa internacional e nacional e a Mostra Tecnológica, onde serão expostos produtos direcionados às áreas de Defesa e Segurança Pública.

Do Seminário

A abertura, que aconteceu nesta tarde, contou com a presença do Ministro da Defesa (MD), Raul Jungmann; que destacou que “os interesses do Brasil estão cada vez mais integrados com os interesses globais”.

_mg_0952Participaram ainda da abertura do Seminário, o Ministro Chefe do Gabinete Institucional da Presidência da República, General de Exército Sergio Etchegoyen; o Comandante Militar do Sul, General de Exército Edson Leal Pujol; o Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Marcos Antonio Amaro dos Santos; o Diretor Presidente da ADESM, Ademir José da Costa; o Secretário Geral do MD, General de Exército Joaquim Silva e Luna; o chefe de Logística e Mobilização do MD, Almirante Leonardo Puntel; o Comandante Geral de Apoio da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro João Cury; o Comandante do 5º Distrito Naval, Almirante Victor Cardoso Gomes; o Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Augusto Schirmer (representando o governador do estado); o Prefeito em exercício de Santa Maria, Sergio Cechin; a diretora presidente do Santa Maria Tecnoparque, Nilza Zampieri; além de Oficiais-Generais das Forças Armadas, militares de nações amigas, integrantes do MD e das Forças Armadas, professores e estudantes.

Acesse a programação completa aqui e saiba mais sobre o evento.

O APL de Defesa e Segurança de Santa Maria

Reconhecido pelo Governo do Estado como um Arranjo Produtivo Local desde 2015, o Polo de Defesa e Segurança atua em busca da ampliação e descentralização da Base Industrial de Defesa do Brasil, de acordo com a Estratégia Nacional de Defesa. Desta forma, lideranças civis e militares estão trabalhando de forma articulada para promover e incentivar o Setor de Defesa e Segurança do Estado do Rio Grande do Sul, bem como atrair novos empreendimentos para o Estado. E neste contexto, o Seminário Internacional de Defesa se tornou o espaço adequado para o fomento dos debates e idealização de novos projetos.

III Seminário Internacional de Defesa

O III SEMINDE é uma promoção do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria, realizada pela ADESM – Agência de Desenvolvimento de Santa Maria com o apoio: do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura Municipal de Santa Maria, do COMDEFESA/FIERGS, da Universidade Federal de Santa Maria, do Centro Universitário Franciscano, do Santa Maria Tecnoparque, do Comando Militar do Sul, do Comando 5º Distrito Naval, da 3ª Divisão de Exército, da ALA4 – Base Aérea de Santa Maria e representação das empresas do APL, instituições estas que fazem parte da Governança do APL e indicaram representantes para compor a Comissão Organizadora do evento.

Texto: Marielle Flôres (Jornalista MTb 13.943 – Assessora de Comunicação/ADESM)

Fotos: Aline Zuse

 

Comments are closed.