No Sul do Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul, existe um lugar especial para você.

Uma cidade que reúne vantagens geográficas, econômicas e sociais e onde o conhecimento e a qualidade de vida fazem a diferença.

O Rio Grande do Sul é um dos mais belos e prósperos estados do Brasil, com mais de 10,6 milhões de habitantes e alto Índice de Desenvolvimento Humano.

No centro do Estado, existe um lugar especial, que reúne um pouco de tudo o que o Rio Grande tem de melhor: paisagens exuberantes, construções centenárias, uma população formada por diferentes culturas, riquezas históricas e alto nível de qualidade de vida.

Com uma população de quase 300 mil habitantes, Santa Maria é um Município dinâmico e cosmopolita, com muitas vantagens para empresas que buscam alternativas de crescimento, novos mercados e oportunidades.

O município oferece um ambiente favorável, acolhedor e inovador, com localização privilegiada, mão de obra qualificada em todas as áreas e conceituadas redes de ensino técnico e superior.

Santa Maria é também uma cidade com muitas áreas verdes, ar puro, espaços para esportes e uma infraestrutura de comércio, serviços e lazer comparável a dos grandes centros do Brasil.

Localização estratégica

Distante 290 quilômetros de Porto Alegre, capital do Estado, Santa Maria está no centro geográfico do Rio Grande do Sul e oferece facilidades para o escoamento de produtos para toda a  Região Sul do Brasil e para os países da América Latina.

 

Cidade da qualidade de vida

A 45ª cidade em qualidade de vida entre os mais de 5.560 municípios brasileiros.

Além de ser um ótimo lugar para se investir, Santa Maria é também uma das melhores cidades para se viver. O Município une a beleza natural exuberante de suas paisagens a um dos melhores índices de qualidade de vida do Brasil.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Maria supera a taxa do Estado do Rio Grande do Sul, com um dos melhores indicadores de alfabetização da América Latina e uma das menores taxas de mortalidade infantil do País. Reserva, também, boas condições de segurança, saneamento básico e saúde. Registra taxa de 100% de cobertura de serviços de coleta de lixo na cidade e índice equivalente a zero de poluição.

Saúde

A qualidade, excelência e variedade de serviços prestados na área de saúde fazem de Santa Maria uma referência para toda a região Sul do Brasil. São aproximadamente 1.100 profissionais médicos atuando na cidade, em todas as especialidades. Oito hospitais garantem o atendimento em todas as áreas. O sistema de atendimento conta, ainda, com 41 unidades básicas, cinco pronto socorros para alta complexidade e onze pronto-atendimentos. O Município também opera com ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Santa Maria conta com  mais de 1.200 leitos, atendendo todas as especialidades clínicas e cirúrgicas, com destaque para a cirurgia cardíaca. Existem várias clínicas com equipamentos de última geração.

Educação

O Município possui lugar destacado no setor educacional nacional e internacional. Além de 7 instituições de ensino superior, as redes Municipal, Estadual e Privada também oferecem formação de qualidade.  Ao todo, mais de três mil professores e cerca de 50 mil alunos compõem o quadro das séries iniciais e ensinos fundamental e médio em Santa Maria, que possuiu 39 escolas estaduais e 80 instituições na rede municipal. Os 13 colégios privados também são referência de ensino no Brasil, inclusive com aulas de robótica. A cidade possui ainda escola bilíngue em inglês e dois Colégios Militares.

Segurança

Santa Maria é uma das cidades do Brasil que mais se destaca pelos serviços prestados na área de segurança pública, apresentando baixos índices de criminalidade. Sedia o maior efetivo da Brigada Militar do interior do Estado, Polícia Civil e Polícia Federal. O município dispõe de Guarda Municipal e Central de Vídeo Monitoramento. Também é referência nas questões relacionadas à segurança nacional. Abriga 19 organizações militares do Exército Brasileiro e uma Base Aérea com quatro esquadrões de aviação, entre eles, o primeiro Esquadrão do Brasil a operar Aeronave Remotamente Controlada (ARC/VANT). Santa Maria possui um dos maiores efetivos militares do País e concentra a maior frota de veículos blindados, sendo reconhecida como a Capital Nacional dos Blindados.

Comércio e serviços

Em pesquisa publicada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2011, Santa Maria ocupa a 28ª posição no ranking nacional de moradores pertencentes à classe A (14,32%). Por isso, também desponta como uma das três cidades do Rio Grande do Sulcom maior potencial de consumo. Estes indicadores elevam a qualidade dos produtos e serviços ofertados à população, nos mais variados segmentos.

Além do comércio forte e variado, a cidade oferece ao público quatro shoppings com mix de lojas, serviços e praças de alimentação.

Pólo regional e representações federais

Santa Maria é centro de referência em serviços para 36 municípios da Região Central do Estado, influenciando mais de um milhão de pessoas. O município sedia representações dos principais órgãos federais, como a Receita Federal, Polícia Federal, Ministério da Agricultura, ANVISA, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Nacional da Seguridade Social, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Justiça Federal, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e Advocacia Geral da União (AGU).

Cultura e grandes eventos

Conhecida como Cidade Cultura, Santa Maria é um centro irradiador de arte, teatro, dança e música. Incluem-se na cena cultural da cidade Museus de Artes e Temáticos, salas de espetáculos, cinemas e o palco maior: o Theatro Treze de Maio, construído em 1890. Santa Maria possui sua Orquestra Sinfônica, reconhecida e requisitada para apresentações e recitais no Brasil e exterior.

Santa Maria é cenário de grandes eventos nacionais e internacionais. A Tertúlia Musical Nativista, o Festival Internacional de Balonismo, Copa de Hipismo, Copa Santa Maria (Open de Tênis Internacional), Vôlei de Praia, Enduro, Mountain Bike, Jogos Universitários Gaúchos e outros Esportes com a temática voltada à preservação da natureza se somam à maior manifestação cultural do Brasil, o Carnaval.

A cidade também sedia, anualmente, o Mercocycle, que reúne milhares de pessoas de diversos países da América Latina e Europa. O futebol também está presente com dois clubes profissionais e a realização do Campeonato Brasileiro Sub-20, reunindo os principais clubes do Brasil.

A literatura ganha espaço todos os anos com a realização da Feira do Livro, considerada a maior do interior do Rio Grande do Sul. O Festival de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria reúne consagrados artistas nacionais e internacionais da música erudita no clima e cenário europeus que circundam a cidade. O Santa Maria em Dança e o Santa Maria Vídeo e Cinema também são manifestações culturais consagradas no âmbito artístico nacional.

Turismo

As potencialidades turísticas de Santa Maria são extremamente relevantes e estão relacionadas ao patrimônio histórico, especialmente, o ligado à rede ferroviária, às instituições militares, educacionais e religiosas; à diversidade étnico-cultural; à gastronomia; à paleontologia e às belezas naturais do entorno do município. Os eventos de negócios, religiosos e os segmentados são relevantes fatores de atração de visitantes.

Em relação aos aspectos naturais, Santa Maria e a Região Central do Rio Grande Sul são privilegiadas. A Região possui uma paisagem singular, revelada pela silhueta dos morros, montanhas e vales. A riqueza hídrica dá origem às quedas d’água, e, também, a diversos balneários. Mas é no solo que está a maior de todas suas riquezas: formações fossilíferas do período Triássico que podem ajudar a contar a evolução da vida na terra.

A cidade ainda possui uma oferta gastronômica e de entretenimento diversificada e de qualidade, com inúmeros restaurantes, bares e casas noturnas temáticas. Por suas potencialidades, a tendência é qualificá-la como um destino turístico competitivo em mercados locais, regionais e internacionais.

Lazer e recreação

Santa Maria conta com uma grande rede de clubes e entidades sociais, com eventos programados o ano inteiro e atividades voltadas para diversas áreas de lazer e recreação. Piscinas, dezenas de quadras de tênis, vôlei, futebol, ginásios para a prática de várias modalidades esportivas, um dos maiores Parques Temáticos da América do Sul, com praia artificial, e um campo de golfe localizado a apenas 15 km do centro da cidade.

Cidade do conhecimento

UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mais seis Instituições de Ensino Superior (UNIFRA, ULBRA, FAMES, FAPAS, FISMA, FADISMA) sediadas na cidade, conferem ao Município o status de cidade da educação. São cerca de 35 mil estudantes universitários em mais de 350 cursos de graduação e pós-graduação. Santa Maria também é a terceira cidade do Brasil com maior número de mestres e doutores per capita.

Pesquisa e inovação

A cidade conta com Design House, que produziu o primeiro microcontrolador nacional, duas Incubadoras Tecnológicas, Estação Experimental da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – FEPAGRO, Centro de Inovação e moderno Parque Tecnológico, o Santa Maria Tecnoparque.

Nas Instituições de Ensino Superior, são mais de 280 laboratórios, com destaque para as áreas da saúde, química, bioquímica toxicológica, rural e tecnológica, além de aproximadamente 470 grupos de pesquisa que possuem parcerias com diversas empresas do Brasil e do Exterior. Santa Maria é a primeira cidade do Brasil a oferecer um curso de Mestrado em Nanociências, sediado no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Santa Maria Tecnoparque

Com sede no Distrito Industrial, parceria da Prefeitura Municipal, UFSM, UNIFRA, ULBRA, CACISM, AJESM e SEPRORGS, o objetivo do Santa Maria Tecnoparque é dinamizar a aproximação entre universidades, empresas e governo, promovendo a inovação e o desenvolvimento sustentável. Neste contexto busca a consolidação na cidade de um Complexo Industrial e Inovação em Saúde (CIIS).

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

O Município sedia o Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS), uma unidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), abrigando pesquisadores e cientistas brasileiros e de diversos países. A produção científica do INPE tem norteado diversas ações em escala mundial, principalmente no que se refere a estudos relacionados ao clima e a antecipação de catástrofes naturais.

Tecnologia e mão de obra para a indústria

Santa Maria possui 13 cursos superiores de engenharia, formando profissionais em Engenharia de Controle e Automação, Elétrica, da Produção, Novos Materiais, Acústica, Civil, Mecânica, Química, Computação, Ambiental, Florestal, Biomédica e Sanitária e Meio Ambiente. Também possui cursos de desenho industrial, design e sistemas de informação que formam recursos humanos qualificados para trabalhar nas empresas de software e de alta tecnologia do Município.

A cidade abriga o Centro de Instrução de Blindados do Exército Brasileiro, onde está o único Centro de Simulação do Brasil, que capacita militares do país e da América Latina. Pela vocação militar do Município, Santa Maria sedia no Brasil a fábrica alemã KMW (Krauss-Maffei Wegmann) e está consolidando um Complexo Industrial de Defesa.

 Na indústria também se destacam empresas de ponta que fabricam, entre outros produtos, transformadores para distribuição de energia, máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado), pontes rolantes, guinchos especiais, peças para o setor automotivo, máquinas e implementos agrícolas, painéis solares, equipamentos para o pólo naval, elevadores, equipamentos odontológicos, antenas de alta tecnologia para o mercado de telecomunicações e produtos e equipamentos para área da saúde.

Cursos técnicos em todas as áreas

Os cursos técnicos disponíveis em Santa Maria também formam mão-de-obra qualificada para atender aos variados setores, com ênfase para os aprendizados de metal-mecânica, eletroeletrônica e automação industrial. Entre as instituições que oferecem formação técnica específica para a área industrial destacam-se a Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), o Colégio Politécnico da UFSM e o Instituto Federal Farroupilha (IFF).

O Sistema S está presente na cidade, com todas representações e unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC), Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP),  Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).

Cursos de línguas

Santa Maria possui uma ampla rede de escolas de idiomas. São cerca de 30 estabelecimentos que oportunizam o aprendizado do inglês, italiano, francês, espanhol e alemão, dentre outras línguas, para todos os níveis e faixas etárias. A rede garante o atendimento à qualificada e crescente demanda do mercado.

Infraestrutura

Além de recursos humanos qualificados, a infraestrutura também merece destaque no rol de vantagens que Santa Maria oferece aos investidores: posição logística privilegiada, distrito industrial, energia elétrica, água, redes de telefonia e internet banda larga.

Distrito Industrial

O Distrito Industrial de Santa Maria possui 3,29 milhões de m², com áreas disponíveis para novos empreendimentos e Licença de Operação emitida pelo órgão ambiental de licenciamento (FEPAM). Constitui-se num complexo industrial diversificado, com indústrias nos setores metal-mecânico, automotivo, eletro-eletrônico, de alta-tecnologia, alimentício, de bebidas, químico, da construção civil e da saúde.

Recursos hídricos

A cidade disponibiliza água em qualidade e abundância. Em seu subsolo encontra-se o Aquífero Guarany, um dos maiores reservatórios de água doce do mundo. São três barragens de captação.

Recursos energéticos

Santa Maria também possui energia para atender a demanda industrial que se apresenta. Em 2011 a carga total disponível para ser absorvida por novos empreendimentos é de 32MW. A distribuição é feita por cinco subestações que operam no Município.

Conectividade

Em relação à conectividade, Santa Maria está preparada para atender a crescente demanda industrial.

Operam na cidade diversas prestadoras de serviços de telefonia móvel e fixa, de comunicação e de transmissão de dados.  Os acessos à internet via banda larga estão disponíveis através das tecnologias xDSL, cable modem, satélite, wi-max e fibra ótica.

Rodovias, ferrovias e aeroporto

FerroviaSanta Maria está situada no centro geográfico dos principais pólos econômicos da América do Sul, localizado entre Buenos Aires (Argentina) e São Paulo (Brasil).

O Município possui acesso fácil por rodovias e por uma malha ferroviária que serve de entroncamento de praticamente todas as estradas de ferro do Rio Grande do Sul.

Geograficamente, é a cidade do Estado que apresenta localização equidistante mais próxima do Uruguai, Argentina, Porto Alegre, porto de Rio Grande e Santa Catarina. Cruzam em Santa Maria três rodovias federais e cinco rodovias estaduais.

Pela ferrovia, o Município possui ligação direta com todas as regiões do Rio Grande do Sul, especialmente com Porto Alegre e com o Porto de Rio Grande, constituindo-se no maior entroncamento ferroviário do Estado.

Santa Maria conta, ainda, com um Aeroporto, operado pela Base Aérea de Santa Maria, localizado em seu perímetro urbano. A cidade também é servida por linhas aéreas, disponibilizando voos regulares diários para Porto Alegre. A Estação Rodoviária de Santa Maria é uma das melhores do Estado e recebe mais de 200.000 pessoas por mês.

Assista o vídeo sobre Santa Maria:

português

 

inglês

 

Comments are closed.