Lançamento oficial dos APL’s Centrosoftware e Metalcentro acontece no dia 18

Após o enquadramento de dois Arranjos Produtivos Locais da Região Central para receber apoio do Governo do Estado por meio do Projeto de Fortalecimento dos APLs, acontece no próximo dia 18, quarta-feira, o Lançamento Oficial dos APLs Centrosoftware e Metalcentro.

A Primeira Reunião da Governança dos APLs, que acontece a partir das 10h, na APUSM, contará com a presença do Prefeito Cezar Schirmer, do Diretor de Produção e Inovação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimento do Governo do Estado do RS, Sérgio Kapron, além de integrantes dos APLs enquadrados na região central – CENTROSOFTWARE e METALCENTRO, do COREDE Central, da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Sebrae, Santa Maria Tecnoparque e CACISM.

Para Santos Viana, coordenador do Centrosoftware, com o reconhecimento destes APLs, a região central entrou no mapa de investimentos do RS:

– Através do envolvimento de todos os atores de tecnologia de informação e comunicação e também do setor metalmecânico da região central, alcançamos este primeiro objetivo. Esperamos dar continuidade ao processo de desenvolvimento que construímos e aproveitar as oportunidades de crescimento que surgem através do enquadramento destes APLs.

Confira abaixo a programação:

Pauta: Lançamento oficial dos APL’s CENTROSOFTWARE e METALCENTRO e Primeira Reunião da Governança

Dia: 18 de setembro de 2013 (quarta-feira)

Programação:

10h às 12h – Solenidade de lançamento oficial dos APL’s CENTROSOFTWARE e METALCENTRO

– Boas vindas do Prefeito Cezar Schirmer

– Apresentação da AGDI – Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento

– Apresentação do APL METALCENTRO – Arranjo Produtivo Local Metal Mecânico da Região Centro do RS

– Apresentação do APL CENTROSOFTWARE – Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região Central do RS

– Depoimento dos integrantes da Governança: COREDE Central, ADESM, SEBRAE, Santa Maria TECNOPARQUE e CACISM

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h às 16h – Organização da agenda de ações com empresas beneficiadas do APL CENTROSOFTWARE

16h às 18h – Organização da agenda de ações com empresas beneficiadas do APL METALCENTRO

Local: APUSM, Av. Nossa Senhora das Dores, nº 791, Santa Maria, RS

O Projeto APLs – O Projeto de Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais faz parte do Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais, coordenado pela AGDI. Pertence à política da Economia da Cooperação, um dos eixos estratégicos da Política Industrial implantada pelo Governo do Estado, e conta com financiamento do programa Proredes/Bird. O apoio oferecido pelo Governo do Estado visa estimular a auto-organização de empresas, trabalhadores e instituições em APLs, com governança participativa, coordenação e plano de desenvolvimento próprio.

Os APLs enquadrados poderão acessar um total de R$ 4 milhões, em quatro anos, para apoio à governança e elaboração de planos de desenvolvimento, além de um potencial de R$ 7,2 milhões ao ano com incentivo fiscal. Serão exigidas contrapartidas financeiras ou econômicas crescentes, iniciando em pelo menos 10% do valor recebido já no primeiro ano.

Texto: Marielle Flôres (Assessora de Comunicação/ADESM – Jornalista MTb 13.943)

 

 

Comments are closed.