top of page

Santa Maria é a semente de um futuro promissor: onde tradição e inovação se unem para transformar desafios em oportunidades.



A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria inaugurou sua participação na RevistaEnfoco, mostrando as múltiplas potencialidades da Região Central. Confira o artigo de autoria do presidente Pedro Cezar Saccol:


A cidade de Santa Maria sempre será um polo de atração regional, alicerçada nas riquezas de nossa terra. Precisamos observar as oportunidades com diligência e equidade para agirmos em prol do nosso desenvolvimento, tarefa primordial para todos, especialmente para as lideranças e entidades engajadas no nosso progresso.


Para ampliar horizontes, é necessário gerar riquezas que elevem o PIB – e, consequentemente, o PIB per capita –, promovendo, assim, uma melhor qualidade de vida para a população. Contando com a participação das instituições de ensino superior (IES) na aplicação de novas tecnologias, podemos criar negócios que agregam valor por meio da industrialização e dos serviços.


Historicamente, a região é um centro militar importante e, a partir daqui, contribuímos para a estabilidade do Conesul. Além disso, dispomos de uma malha ferroviária com potencial logístico adormecido, esperando a coragem e o empenho dos nativos para despertá-la. Se aproveitarmos nossa localização estratégica, com um fator de vantagem competitiva, podemos galgardesenvolvimento regional, gerando segurança ao sul do país e para os países vizinhos.


Diante dos desafios e oportunidades que se apresentam, a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria – ADESM – tem como propósito, em primeiro lugar, “contribuir para atrair e reter investimentos sustentáveis, com geração de valor para o ecossistema local.” Para isso, atua estimulando, valorizando, fortalecendo e promovendo o empreendedorismo e a inovação, visando o desenvolvimento regional e identificando oportunidades que acelerem esse processo. São diversas, as atividades em que a agência está envolvida (veja a seguir).


Estamos intensificando, por meio de um modelo de gestão que aproxima diversos atores, a participação das instituições de ensino superior, entidades empresariais e pessoas físicas voluntárias, na busca por impulsionar o empreendedorismo aliado à educação. Com essa união de esforços, criamos em 2023 o Santa Summit, e, neste ano de 2025, já chegamos à terceira edição, consolidando o evento como de muita qualidade, como assim merecemos.


Pela prioridade de desenvolvimento, estamos levantando dados para a formação de indicadores atualizados de nossa cidade, por meio do Curso de Economia da Universidade Franciscana (UFN), para que possamos realizar análises e elaborar boletins informativos. Esse projeto proporcionará aos investidores locais e aos possíveis investidores externos informações qualificadas, mais próximas da nossa realidade atual.


Nosso olhar está na formação de novas lideranças e empreendedores desde a base escolar. Retomamos o programa da Júnior Achievement, envolvendo duas turmas de ensino médio – uma no Colégio Franciscano Sant’Anna e outra no Colégio Técnico Industrial (CTISM) – para a formação de duas miniempresas. Acreditamos que esse é o caminho mais efetivo para que nossos jovens se tornem prósperos empreendedores, garantindo o crescimento sustentável e gerando riquezas para a região central do estado do Rio Grande do Sul.


O nosso ecossistema de inovação e empreendedorismo foi reconhecido nacionalmente no Eli Summit 2024 pela sua governança (InovaCentro), organização e maturidade. Nele, contamos com 3 Parques Tecnológicos, uma aceleradora, 3 incubadoras, mais de 100 negócios em ambientes de inovação, 59 startups incubadas, uma comunidade ativa de startups (Santa Valley), 50 empresas em Parques Tecnológicos e mais de 30.000 empresas tradicionais, resultando em 3 milhões em impostos gerados.


Temos ainda o Santa Maria Tecnoparque, consolidado como condomínio empresarial, localizado no Parque Industrial e Tecnológico, com 32 empresas residentes, entidades e instituições, vocacionado a novos projetos de educação, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para a sociedade.


O Distrito Criativo Centro-Gare é uma realidade, capitaneado pelo executivo municipal, que visa estimular tanto a economia criativa quanto a indústria criativa. Neste contexto, a economia criativa valoriza a geração de riqueza através da cultura, da inovação e do talento, enquanto a indústria criativa abrange a transformação de ideias em produtos e serviços de alto valor agregado. Assim, o distrito integra os setores social e econômico, revitalizando o centro histórico (mas não apenas) e atraindo novos empreendimentos para nossa cidade.


Além disso, já foram implantados dois novos Parques Tecnológicos em nossa cidade: o ITEC Park UFN, da Universidade Franciscana – atualmente Universidade Católica de Direito Diocesano –, voltado para a inovação por meio de pesquisas em Biotecnologia, Saúde e Educação; e o INOVATEC da UFSM, focado em Agrotecnologia, Bioinsumos e Foodtech.


Essas iniciativas, de forma conjunta, estão transformando Santa Maria em uma cidade cada vez mais atrativa e inovadora. Toda essa energia gerada pelas quatro hélices impulsionará o nosso desenvolvimento e, com a união de forças dentro de nosso ecossistema, fará a diferença nos próximos anos, tornando-nos autossuficientes e sustentáveis em soluções tecnológicas.


Por isso, acreditamos que o futuro desejável é possível – basta querer e agir. Individualmente, somos capazes, e coletivamente, seremos competentes. Ninguém fará nada sozinho, pois o futuro é colaborativo, e é preciso incluir para transcender. Nosso ecossistema deve gerar mais e melhores oportunidades, proporcionando vantagens econômicas com segurança e criando uma força gravitacional de talentos. Segundo Peter Drucker, “a melhor forma de prever o futuro é criá-lo.”


A sociedade organizada está, hoje, protagonizando iniciativas para que, em breve, tenhamos uma região próspera e sustentável.

 
 
 

Comentarios


bottom of page